Não se compare
- Diná Melato
- 27 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2022
A pior coisa que existe é a comparação!

Cada uma de nós tem suas próprias lutas, passou por experiências diferentes na vida e vive um estilo único.
Todas estamos tentando aprender a superar obstáculos no seu dia a dia. Viemos de famílias diferentes, com princípios e situações que não são os mesmos. Não estudamos todas na mesma escola, não tivemos os mesmos desafios. Algumas são mais sentimentais que outras.
Deus precisou, e ainda precisa, trabalhar em nós de formas diferentes. O ensinamento até pode ser o mesmo para todas, mas a correção ou o jeito de ensinar tem que ser exclusivo, porque Ele sabe que cada uma de nós tem seu tempo. Algumas aprendem de primeira, enquanto outras já estão na 50ª vez.
É por isso que quero falar sobre isso hoje. Você pode estar pensando "mas o blog é sobre moda, por que falar sobre isso?". Eu te respondo: é impossível você usar a coisas externas para tentar curar algo interno.
Se você vive comparando sua vida à de outras pessoas, de nada adianta mudar o jeito de vestir-se, fazer um make super elaborado e colocar acessórios, porque nada disso mudará seus sentimentos em relação a si mesma. Inspirar-se é diferente de comparar-se.
A comparação leva à inveja. A inveja leva à cobiça. Isso te puxa pra baixo e diminui ainda mais a imagem que tem de si mesma. Não é só porque a inveja não é um fruto do Espírito, mas porque te impede de aceitar que você é filha amada de um Deus que quer o melhor.
Pare agora mesmo
A primeira coisa que você precisa fazer é entender que ninguém tem a vida perfeita, nem é mais amada por Deus que você. Somos filhas amadas do mesmo Pai.
Entendendo isso, a segunda etapa é parar agora mesmo de copiar a imagem de outra pessoa. Procure seu próprio estilo e pare de comparar sua condição financeira, estilo de vida, profissão etc.
Cada uma com o seu processo
Como eu já disse, cada uma de nós tem suas próprias batalhas para lutar e seu processo exclusivo de amadurecimento.
Isso, por si só, já grita em alto e bom som que não se pode comparar-se à outra, sob nenhum aspecto.
Você não sabe tudo o que a outra passou (ou passa) para estar nas condições em que está hoje. Com certeza houve muito sacrifício e não deve ser fácil.
Inspire-se
Eu não vou negar, busco inspiração em vários canais, perfis no Instagram e no Pinterest, mas não comparo minha vida à daquelas que já estão há anos trabalhando com a consultoria.
Não gosto de comparação, porque eu estou no começo, enquanto aquelas em quem me inspiro já estão no meio do caminho. Portanto, a comparação é injusta.
O mesmo vale para a vida pessoal. Não permita os pensamentos "mas seu eu tivesse o corpo dela", "mas se eu tivesse a conta bancária dela", "mas se eu fosse como ela"...essas coisas tiram o foco do que é importante: você é tão amada por Deus quanto aquela à quem se compara!
Espero que tenham entendido a minha mensagem desta semana! Eu amo compartilhar esse conteúdo com vocês e quero que seja realmente útil.
Beijos e até a próxima.
❤️ é isso! ❤️