Couro x Couro Ecológico x Material Sintético
- Diná Melato
- 29 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Há alguns dias, no Instagram, me deparei com o anúncio de jaquetas de uma loja e a legenda era sobre o material da peça. Uma explicação de que se tratava de "couro ecológico", cujo composição descrita era: PVC, poliéster e poliuretano. Daí fui pesquisar né!! E esse post surgiu...vou tentar resumir bem, mas trazer informações importantes.
O couro legítimo, como o próprio nome diz, é o legítimo (rs). É considerado um produto nobre e caro, mas não é ecologicamente correto, pois o couro animal passa por um processo onde é exposto à materiais poluentes, inclusive, metais pesados.
O couro ecológico, também é couro animal. (Obs.: depois de descobrir que usam até couro de rã, eu já risquei jaqueta de couro da minha lista)
A diferença aqui, é o processo menos agressivo ao meio ambiente, alguns dos produtos utilizados para curtir o couro são a base de plantas, utiliza menos produtos químicos e menos água.
E chegamos ao sintético. Não vou chamar de couro, pois esse material não tem nada de pele animal; a composição do sintético é policloreto vinílico, poliéster (derivado do petróleo) e poliuretano.
Então fica a dica: sempre questionem a composição do material.
Ótima explicação! ❤️